quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O poder de um livro

É impressionante o poder de um livro! Isso sim é Criança Esperança!
Observem o comentário de um leitor de 10 anos de idade, descrito em um e-mail encaminhado para mim por uma professora. Ela fez as correções ortográficas, mas priorizou garantir a fluência usada pela criança.

"Caros professor Allison e desenhista Adriano
Meu nome é Daniel Silva, tenho 10 anos de idade e li o livro O Noitário de Robinho, eu gostei muito da história e dos desenhos que são muito bonitos.
Meu irmão, o Danilo, também gostou muito do livro, ele tem 5 anos e é bem parecido com o Robinho. Todo dia de noite eu leio a história para ele, que ainda está aprendendo a ler. Ele também é pequeno e aqui em casa a gente tem muito medo que ele se machuque, porque ele tem um negócio nos joelhos que faz ele usar duas muletas para andar. Minha mãe sempre dá bronca no Danilo, quando ele tenta correr com as muletas, porque ele nem consegue andar direito, por isso ele sempre cai e se machuca. Outro dia ele falou que ele queria ser como o passarinho do livro e ter coragem para ir para todos os lados. Eu falei pra ele que a mãe não ida deixar, que nem a mãe do tico-tico do livro. Por isso, eu estou ajudando ele a andar todo dia um pouco mais. Ontem ele ficou em pé na minha frente, sem as muletas, ele nunca tinha feito isso antes. Depois, ele me falou que logo ia poder jogar fora as muletas e brincar de pega-pega comigo, porque ele era insistente como o Robinho e o passarinho do livro.

Daniel Silva"
O Noitário de Robinho - Allison Santos - Ilustrações: Adriano Vidal - Editora Uirapuru: www.editorauirapuru.com.br

Parabéns, Allison! Seu livro está contribuindo para que as pessoas tenham autoconfiança e acreditem em um amanhã melhor!
Allison José dos Santos e sua obra

2 comentários:

  1. Puxa que delícia. Eu sou professora de fundamental e uma vez li uma coleção de livros, tentei entrar em contato com o autor e não consegui. Você responder e divulgar foi o máximo. Da orgulho de escrever um texto que toca no coração da criança. Fiquei muito curiosa com a história. Vou comprar para ler para os meus alunos. E espero que outros "Danilo" se encontrem na sua história e possam sair voando pelo mundo da literatura. Parabéns. Parabéns a professora.
    Abçs
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  2. Quanta sensibilidade! Fiquei emocionada com a sutileza dessas crianças. Parabéns a todos e à professora que escolheu essa bela obra.

    Adriana Meirelles - Porto Alegre

    ResponderExcluir